Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2011

UMA SUGESTÃO PARA UM ALMOÇO

Pato com vinho branco e um jeito muito fácil de preparar



Não é raro a seção GRU Responde, da Globo Rural de papel, receber cartas ou emails perguntando qual a diferença entre pato e marreco. A dúvida já foi esclarecida algumas vezes, o tema já fez parte de reportagens, mas a verdade é que ela vira e mexe volta à tona. Então vamos lá. Estas duas aves aquáticas têm muitas semelhanças e por isso são facilmente confundidas. Os criadores experientes sabem distinguir uma espécie da outra por vários motivos, mas apontam as carúnculas, aquelas verrugas vermelhas sobre o bico e em volta dos olhos, como a característica mais visível para especificar o pato — além do fato dele ser uma ave mais alongada. Já os marrecos são mais compactos e definidos, característica que facilita a padronização dos exemplares.
A pergunta feita por um leitor coincidiu com uma ida ao supermercado e o encontro de bandejas com coxas e sobrecoxas de pato congeladas. Ou seriam de marreco? Pois é, como saber se o bicho não estava lá inteiro para conferir? Os especialistas em alta gastronomia costumam dizer que os marrecos são os mais comercializados por conta do maior número de criadores. A criação de patos não é tanta assim e ela atende especificamente os restaurantes, pois os chefs apreciam o alto teor de gordura da ave em variados preparos. Pato ou marreco, não importa. Se você tiver um dos dois, experimente esta receita perfumada com ervas compartilhada por uma amiga do Picadinho.
Pato ao vinho branco
Ingredientes
6 coxas e sobrecoxas
300 g de azeitonas pretas
60 g de manteiga
2 galinhos de alecrim
4 folhas de sálvia
4 colheres (sopa) de azeite
1 copo (americano) de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino
Como fazer
Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela, coloque as coxas e sobrecoxas, a sálvia e o alecrim. Doure a carne, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, tampe a panela e deixe cozinhar. Adicione água aos poucos para a carne não secar em demasia . Coloque o vinho branco e quando ele evaporar, acrescente as azeitonas. Continue o preparo até que a carne esteja cozida e sirva em seguida. Para o acompanhamento, você pode fazer como no Sul do país e servir com repolho roxo refogado e purê de maçã. Combina também batatas assadas ou um macarrão só com sal e azeite, como o da foto.
(Foto: Érica Takano/Arq. pessoal)
Siga o Picadinho no Twitter em @blogpicadinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário